quarta-feira, 15 de abril de 2009

Uma visão sobre...A visita do novo KITT a Lisboa

Não é um dos propósitos do Star Car (como foi logo desde o início referido), anunciar novidades. No entanto, creio que esta ocasião pede um apelo o mais amplo possível e por razões que vou clarificar a seguir, quero poder fazer parte da divulgação desta iniciativa. Mas primeiro, uma breve reflexão “histórica”:
Se houve alguma vez um automóvel que marcou o imaginário de uma geração de espectadores de TV, esse automóvel foi sem duvida o Knight Industries Two Thousand. Não lhe é familiar? E que tal KITT? Pois é, se for como eu, decerto já lhe estão a regressar uma série de memórias, entre as quais se encontram provavelmente, os “Turbo Boost” milagrosos, a perturbadora dobragem em Português do Brasil e os penteados do David Hasselhoff que fizeram história até aos nossos dias.
Independentemente do “mau” (e utilizo este termo com a maior das levezas possível), o bom sobreviveu ao passar dos anos e “Knight Rider” (O Justiceiro) é uma das séries dos anos 80 mais presentes na memória colectiva; Eu próprio na época era um fã incondicional e hoje ainda adoro o(s) Trans Am utilizados na série.
Nos anos 90, surgiram os filmes “Knight Rider 2000” e “Knight Rider 2010”, mas o interesse no tema entretanto desvaneceu (fora alguns “die hard fans”); Isto até ao ano de 2008 em que a estação Norte Americana NBC, decidiu fazer um “made for TV movie” baseado na série icónica. A NBC teve então uma agradável surpresa: o sucesso deste filme, sucesso este que deu origem à criação de uma nova série “Knight Rider”, iniciada nos Estados Unidos da América em Setembro de 2008.
É esta mesma série que me faz estar hoje a escrever acerca do lendário KITT. Programada para começar a ser emitida no canal Sci Fi em Portugal (quartas, 21h30min), a promoção desta série passa por uma muito bem vinda visita do novo KITT ao nosso país. De 16 a 22 de Abril, das 10 às 24 horas, quem tiver a oportunidade (infelizmente não será o meu caso...), pode deslocar-se ao centro comercial Colombo e apreciar o novo e melhorado KITT. Mas este novo KITT não é uma cópia do velhinho Pontiac Trans-Am “amigão” de Hasselhoff; o mais novo Knight Industries é agora “Three Thousand” e traz consigo uma série de modos (transformações), entre os quais o “Attack Mode” e o “4x4 Mode” (sob a forma de uma Ford F-150).
Baseado no Shelby GT500 King of the Road, o novo KITT já conta com uma larga base de fãs e é certo que muitos dos fãs nacionais vão ficar bastante contentes de o poder ver ao vivo (O que não consegui apurar é sob qual das formas irá surgir o KITT para esta visita simpática ao nosso país). Se por acaso algum leitor passar por lá, sinta-se à vontade para partilhar a experiência (Consultar “Sobre o Star Car”).
Fica entretanto prometido para um futuro (espero) próximo, um artigo mais cuidado sobre o lendário KITT. E se for o caso, boa visita.


Fontes consultadas para este tema:

“KITT de “O Justiceiro” exposto em Lisboa” In Diário de Notícias, 15 de Abril de 2009
http://knightrideronline.com/
http://www.autoportal.iol.pt/noticias/geral/novo-kitt-em-exposicao-no-colombo
http://www.nbc.com/Knight_Rider/
http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=16062984
http://www.pickuptrucks.com/html/stories/television/knight-rider/first-look-at-kitt-4x4-mode.html


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Sem comentários:

Enviar um comentário