Os mais atentos ao que acontece no meu humilde blog devem recordar-se que há algum tempo atrás parti em busca de um carro novo e que, na altura, fiquei abismado com o que se podia comprar com 40.000€ o que me levou a pensar: e se o valor fosse muito menos, ainda seria possível encontrar algo bom e original, algo que me permitisse “to stand out of the crowd”? Perdoem-me a expressão, mas em breve o Star Car terá versão em inglês com novo nome e novo formato e tomo então a liberdade de ir praticando a língua, mas mais tarde darei notícias sobre o assunto; por enquanto concentro-me novamente nesse fascinante mundo das páginas de usados.
40.000€ podem ser ainda pouco acessíveis (embora eu não goste particularmente de me referir a aspectos mundanos do foro da praticabilidade, há mais e melhor sobre esses assuntos para ler em outros lugares) mas, de qualquer modo, decidi reduzir o orçamento e colocá-lo nos 25.000€ ou menos. Armado com o novo limite, decidi que seria uma boa ideia diversificar, assim, procurei um carro de luxo, um desportivo e um clássico.
Começando pelo luxo então pelo luxo.

Vou saltar a questão do luxo nesta pequena apreciação (porque me parece irrelevante estar a falar de tal coisa em relação a este modelo, creio que toda a gente saberá o que esperar relativamente a esse “departamento”) e passar directamente ao coração do XJR, o V8 “AJ” de 4 litros utilizado no (na altura novo) XK8. 370 cavalos e uma aceleração dos 0 aos 100 em apenas 5 segundos fazem do XJR uma alternativa extremamente tentadora ao M5 abordado no último artigo e que fica por um preço semelhante; sem dúvida, o BMW tem uma performance muito melhor, mas o Jaguar está num patamar completamente diferente. Os Jaguares da era de 80 eram notoriamente pouco fiáveis mas com o XJR, o comprador sabe que porque este foi produzido na era “Ford”, tais problemas são algo com o qual não terá de se preocupar. “A road going luxury rocket” como refere Traian Popescu do website fantasycars.com, esta é uma definição clara e concisa do que o XJR significa como automóvel, embora não possa deixar de citar também a Motortrend.com que a certa altura faz alusão a um comentário, no meu ponto de vista brilhante, que descreve este Jaguar como um

O XJR tem uma abundância extrema da cobiçada mistura de personalidade e presença que ilude muitos dos grandes carros de luxo de então e da actualidade; é elegante e arrojado e nas mãos do condutor certo, um acessório que garante classe ao mais alto nível.
Uma pequena nota final: os mais astutos dos meus leitores notam certamente que o XJR das fotos deste artigo tem matrícula inglesa, estando eu a falar de valores do automóvel no mercado nacional; a razão para esta discrepância é que actualmente, por mero acaso, não encontrei à venda (embora já tenha encontrado por diversas vezes anteriormente) um XJR preto e este é um carro que tem de ser preto, qualquer outra cor rouba ao carisma do modelo e é, francamente, uma idiotice. Ter um destes Jaguares que não seja desta cor é como…um smoking cor-de-rosa, continua a ser um smoking mas…

Em termos de performance, apesar do seu V8 de 5 litros, o SL 500 não impressiona pelos valores que alcança; com apenas 315 cavalos, os 100 quilómetros/hora levam cerca de 6 segundos e meio a alcançar e a velocidade máxima foi irritantemente limitada ao estilo dos grandes construtores alemães. No entanto, nada disto interessa rigorosamente nada e tal afirmação vinda de mim não significa pouco, é necessário um automóvel ter muito, mas realmente muito a seu favor para eu conseguir perdoar um desempenho tão mediano num desportivo, mas neste em particular…

É difícil explicar a atracção do R129 e ao início, acredito que lhe passe completamente ao lado, mas dê-lhe algum tempo, observe e garanto que vai começar a fazer muito sentido.
O ponto do R129 não é quão depressa vai, mas para onde vai; é um automóvel no qual se deve ser visto, é uma obra de arte que por acaso anda na estrada; por minha vontade, seriam todos recolhidos a museus para assegurar a sua conservação de modo a que as gerações futuras se pudessem encantar com a sua magnificência; é absolutamente lindíssimo, um dos raros (digo, raríssimos) casos em que a forma ultrapassa, mais concretamente, humilha a função.

O SM é dotado de um V6 de 170 cavalos, nada de extraordinário, mas o objectivo deste carro nunca foi bater a competição em velocidade, mas sim impressionar o público. Dotado do famoso sistema hidráulico de suspensão que também equipava o DS (assemelhando-se a sua condução, segundo a Road and Track Magazine, a uma "magic carpet ride”), o SM era inovador por levar a hidráulica mais além que o seu antecessor; parado,

Garanto que vai chamar a atenção ao conduzir um SM e creio que esse é o ponto de possuir e manter um clássico, algo sobre o qual se seja interpolado e se possa contar histórias, apontar particularidades e surpreender, acima de tudo surpreender; com grande dificuldade encontrará algo que desempenhe esta função tão bem como o SM. Haverá quem lhe diga (ou poderá já ter a ideia) que a hidráulica do automóvel é complexa e dada a problemas, pessoalmente e pelo contacto que tenho tido com quem trabalhou com estes sistemas durante vários anos, aplica-se o mesmo princípio que se aplica a qualquer outro sistema de qualquer outro automóvel: avarias podem acontecer, mas com a manutenção adequada tal é pouco provável, por isso não tenha receio e aproveita a oportunidade de originalidade por um preço simbólico.
O que procurei fazer mais uma vez é provar que um orçamento limitado não implica necessariamente um automóvel limitado. Há sempre espaço para a originalidade e para qualidade.
Fontes consultadas, vídeos recomendados e imagens utilizadas
XJR
http://www.standvirtual.com/carros/Jaguar/XJR/P3204555/
http://www.edmunds.com/jaguar/xjr/1998/
http://www.fantasycars.com/sedans/HTML/jaguar_xjr_1998.html
http://www.motortrend.com/roadtests/2000/112_0005_1998_jaguar_xjr_long_term_wrap_up/index.html
Vídeos recomendados:
http://www.youtube.com/watch?v=ajgNtTeAPDc
http://www.youtube.com/watch?v=EkM7PhvxMkY
SL 500
http://www.standvirtual.com/carros/Mercedes-Benz/SL-500/P3322530/
http://www.kenrockwell.com/sl/r129history.htm
http://www.portalmercedes.com/t13869-mercedes-sl-r129-a-historia-de-um-classico-moderno
http://www.emercedesbenz.com/autos/mercedes-benz/sl-class/mercedes-benz-history-the-r-129-mercedes-benz-sl-class/
http://www.ehow.com/facts_7330575_1995-mercedes-sl500-specifications.html
SM
http://www.standvirtual.com/carros/Citroen/SM/P1595211/
http://www.citroen-ca.com/SMguide.html
http://www2.uol.com.br/bestcars/cpassado3/citroen-sm-1.htm
http://auto.howstuffworks.com/citroen-sm.htm
Vídeos recomendados:
http://www.youtube.com/watch?v=5K_CyD0qw1A
http://www.jaylenosgarage.com/video/citroen-sm/187642/
Imagens:
http://carpictures.cc/cars/photo/car_picture/17111/citroen_sm_rear_manufacturer_1970_1975

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
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